• Raul Tabajara

O Livro MAIS IMPORTANTE pra indústria de Jogos Digitais



Chris Crawford além de programador de jogos da ATARI em 1970 era professor acadêmico! Depois do sucesso dos jogos do Atari ele percebeu, ainda naquela época, que games poderiam ser mais que fonte de entretenimento, mas também de um novo sistema de educação e até um movimento cultural.


Para expressar melhor suas idéias sobre esse assunto ele criou um jogo educativo e depois levou o assunto para as universidades com o seu livro "The Art Of Computer Game Design" impresso em 1983;


Além trabalhar na área, escrever o livro e dar aulas em universidades ele organizava um simpósio anual de jogos eletrônicos. Hoje conhecemos seu simpósio como GDC (Game Develop Conference), um dos mais respeitados eventos da área e conhecido não apenas por dar suporte à pesquisas universitárias em jogos, mas também por ser um grande evento comercial/financeiro sobre o assunto, catapultando todo ano novas empresas para o mercado.


Mesmo o autor reconhecendo que o livro é falho e desatualizado em vários aspectos, afinal foi escrito há 40 anos, ele ainda traz bem definida as sementes do que seria a discussão do jogo como entretenimento, educação e movimento social. Além de, claro, ter uma enorme relevância histórica.


Se você encontrar pra vender, compre! Já é considerado peça de museu é hoje vendida por, no mínimo, $500 (quinhentos dólares americanos), uma vez que ele teve apenas uma edição e o seu autor proibiu re-impressões do livro.


Ele está disponível gratuitamente em PDF no site da universidade onde o autor leciona/ e espelhado em vários locais da web, além de ter uma versão revisada, com comentários atuais do autor em venda digital na Amazon


Claro, fiz um vídeo sobre o assunto! Assiste ae!







235 visualizações