top of page
  • Foto do escritorRaul Tabajara

Artes que fiz pra MegaDrive, TecToy

imagem de abertura do Super Mega Drive 3 da TecToy
imagem de abertura do Super Mega Drive 3 da TecToy

Em 2002 eu era artista de uma Startup chamada R.NewWare, que produzia Softwares e Games. Em dado momento houve uma parceria com a Tectoy. A TecToy iria lançar uma versão do MegaDrive chamada "Super Mega Drive 3", e queria colocar jogos nacionais na memoria, então ela buscou empresas do setor e achou a R.Newware. Como eu era artista da empresa, acabei pegando esses projetos para fazer.


A tarefa mais gloriosa foi, sem dúvida, a tela de abertura do próprio console Super Mega Drive 3. Fiz a interface de abertura e a ilustração em Pixelart do Sonic.


Por incrível que pareça, desenhar oficialmente o Sonic para a SEGA foi o meu PRIMEIRO trabalho publicado com games. Nosso projeto oficial para a tectoy era o jogo "miniatura velozes (mostro abaixo), mas, durante a produção desse jogo o então gerente do setor de games, Julio Vieites, viu meu trabalho e pediu pra que eu desenhasse a tela de abertura do console. Ele me contratou como um trabalho freelance. Fiz em paralelo ao jogo, entreguei, e depois de uma semana ele me ligou dizendo "Comemore, pois a SEGA aprovou seu pixelart. Pode dizer pros seus amigos que vc desenhou o Sonic Oficialmente" É claro que 20 anos depois não posso deixar de pensar "a verdade é que a empresa onde eu trabalhava deve ter cobrado muito caro por isso, me chamaram por fora e elogiar e fazer alarde como -a SEGA Aprovou!- faz parte da ginga empresarial". Tudo bem, eu adorei (e conto pra todo mundo até hoje) :D E confesso que não foi um trabalho tão complicado. Isso porque existia uma ilustração do sonic com a pose (ilustração essa que apareceu na própria caixa do console), Eu só tive que adaptar.



E, como disse, em paralelo à produção de tela de abertura, eu estava no projeto oficial da R. Newware com a TecToy: um jogo de carro. O Briefing era apenas "um jogo de carro", genérico e seguindo o estilo do clássico TopDown "Super Sprint". E isso me deu liberdade para escrever todo o roteiro e fazer algo bem divertido: Um campeonato intergalático de carrinhos de controle remoto.


os 4 personagens jogais do "Miniatura velozes"
os 4 personagens jogais do "Miniatura velozes"
expressões faciais que de acordo com a colocação

Inicialmente haveriam muitos personagens que pudessem ser escolhidos, mas o prazo era curto e no final ficaram apenas quatro: os dois humanos, o ET de Varginha (um dos primeiros mitos espaciais brasileiros, e o desenho do personagem segue a descrição do mito) e o Cthulhu (Eu jogava RPG "call of Cthulhu, baseado nas histórias de HP lovecraft, e, como o Cthulhu é domínio público, usei o personagem, afinal, para quem não entendesse a referência, ele apenas pareceria "um alienigena polvo")


Todas as pistas do jogo foram desenvolvidas pensando em Tiles de repetição. Não apenas para economizar memória, mas porque pretendíamos que o jogo tivesse um modo "Edit", onde o jogador pudesesse criar as suas próprias pistas.


E, a terceira coisa que fiz pro mega-drive nessa parceria com a tectoy, foi o pixelart do Silvio Santos para o jogo "SHOW do milhão". Nesse caso, a foto do Silvio Santos segurando a maleta veio do SBT. Ela foi escaneada e depois eu só diminui ela no photoshop. MAS o megadrive tem uma limitação técnica de cores e quantidade de pixel. Então eu tive que redesenhar a foto no software "Animator Pro". Em 2002 o photoshop estava focado em FOTOS! E isso significa que ele tinha muita tecnologia boa, mas o que eu precisava era de um editor de imagens que pudesse alterar o espectro de cor do IndexColor, pra deixar como no megadrive, e poder ver 1x1 em tela cheia o resultado do Pixelart.

(Depois eu fui descobrir que o Photoshop até tinha isso, meio escondido, refugo de versões anteriores, mas como eu já era eficiente no Animator, nem perdi tempo) Então eu diminui no photoshop (aproveitando o algorítimo de diminuição em escla) e depois levei pro Animator e desenhei algumas coisas. Diminuir uma imagem é diferente de desenhar no pixelart com clareza visual. COM CERTEZA foi mais fácil, tendo uma base, mas teve um carinho especial na finalização.


Infelizmente a startup R.Newware era muito mais focada na criação de softwares e criptografia para empresas bancárias do que na criação de jogos, e adivisão acabou durante a criação de outro jogo autoral: Um jogo de Plataforma, com o personagem Dilly o Pinguim, para a plataforma "Game Boy Advanced" e deixo aqui o pouco da arte que estava sendo desenvolvida para o game.




70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page