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  • Foto do escritorRaul Tabajara

Sherlock Holmes: modelando em 3d para peças de jogos de tabuleiro

uma mão segurando duas peças de tabuleiro com formato de busto de personagens. uma é sherlock holmes outra Dr Moriarty
peças do jogo de tabuleiro "as aventuras de sherlock holmes" feitas no Blender 3d e impressas em resina

Fui convidado pelo grupo Experiência Odissey, um grupo indie Retrogamer, para criar duas peças de um jogo de tabuleiro. A peça do "Sherlock Holmes" e a do "Dr. Moriarty", ambas para o jogo "As aventuras de Sherlock Homes", um jogo híbrido de tabuleiro e Digital que começou a ser feito em 1981.

Esse jogo começou a ser feito há quase 40 anos, e está sendo concluído somente agora. Mas para entender esse projeto, vamos à história dele: Em 1981 os Gamedesigner da produtora de games MAGNAVOX, produtora do videogame Odissey tiveram a ideia de unir um jogo de vídeo-game e os jogos de tabuleiros. Os participantes jogariam em um tabuleiro real, e o videogame daria suporte ao jogo, controlando inimigos e fluxo da partida. Não era uma experiência por total inovadora, pois em anos anteriores a IBM já havia feito partidas de Xadrez entre seu mais recente computador e campeões enxadristas. A novidade é que o sistema estaria aberto a um público muito maior e o jogo não estria limitado ao tabuleiro, pois fases inteiras poderia ser jogadas digitalmente. O primeiro jogo criado nesse sistema foi o "Quest for the Rings". Um jogo baseado em "senhor dos Aneis". O jogo fez muito sucesso a ponto da Magnavox produzir outros. Um deles seria o jogo baseado nos livros de Sir Arthur Conan doyle: As aventuras de Sherlock holmes. Infelizmente esse projeto foi descontinuado! A tecnologia estava em constante progresso nos anos 80, novos consoles e computadores estavam surgindo e o Odissey2 tornou-se obsoleto e saiu do mercado. Quarenta anos depois, Aqui no Brasil, um grupo saudosista do videogame Odissey (o Experiência Odissey) encontrou o projeto do jogo: as artes do tabuleiro e o protótipo original. Depois de entrar em contato com os criadores, conseguiram autorização para continuar a produção do jogo. Uma das coisas que faltava era as peças do tabuleiro real! Me convidaram pra fazer parte, e aqui estamos nós! A primeira peça a ser modelada foi a do Sherlock Holmes, feita inteira em LIVE no meu canal. Depois foi a peça do Dr Moriarty, que fiz no meu estúdio, mas gravei toda a produção, disponibilizando o Timelapse.

Fiz toda a modelagem das peças no modo SCULPT do Blender 3d. E a impressao 3d foi feita em resina. Os vídeos de produção das duas peças estão organizadas em uma Playlist. Bora lá assistir?







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