• Raul Tabajara

Qual Computador devo comprar pra trabalhar com CG?

Perguntaram pra mim qual o melhor PC pra comprar pra trabalhar com Computação Gráfica. Na maioria das vezes que me perguntam isso eu digo "hoje em dia? pouco importa! vê quanto você tem de dinheiro e compra o que der".


Parece pouco caso, mas vou justificar minha resposta: Uma das cenas mais marcantes da computação gráfica, pra mim, foi a luta do T-Rex contra os Galinhosssauros no filme Jurassic Park 1 feita ha quase 20 anos atrás.

Até hoje essa cena é maravilhosa e eu teria dificuldade para reproduzi-la com a tecnologia atual.





Com que PC ela foi feita? Foi feita em uma Silicon Graphics, modelo IRIS. Um computador com fantástico processador que fazia 150 mil contas por segundo (150mhz).





Ah, vc quer uma comparação pra você entender melhor? Um celular android Moto G4 (o mais barato das Casas Bahia na data da criação do texto) faz 1.5 milhão de contas por segundo (1.5Ghz). E você está reclamando que seu PC é uma carroça?


BOM! Não vou ser leviano com uma falsa simetria: É verdade que à medida que os sistemas operacionais evoluem, os softwares de computação gráfica evoluem junto! E eles exigem mais da máquina. Ou seja, pra você instalar um Autodesk Maya, no seu pc, e poder ter uma performance adequada para fazer um trabalho sem se estressar, vc não pode usar um PC de 1995. O mais adequado seria ter um PC de 1995 e um software de 1995 pra usar... Aí vc estaria brigando de igual pra igual, mas você não teria tutoriais bons pra aprender.


Então posto esses dois conceitos, existe um mínimo necessário pra se usar um software de computação gráfica. Ainda assim, vamos entender que, mesmo eu tendo esse mínimo na mão eu não conseguiria fazer a cena dos galinhos de Jurassic Park. O PC aguenta uma cena de Jurassic Park de boa. Talvez eu é que não tenha capacidade artística pra isso. Além disso, capacidade de otimização da cena, que ainda é uma coisa muito importante!


Há hoje Dinossauros feitos em cg cuja pele até sua, tem simulação de músculo, tem poros, tem escamas com limo em cima... e ainda assim não são tão bons quanto os do Jurassic Park 1, cujos artistas usaram uma modelagem lisa, mas ganharam muito na textura, na animação impecável e observação da luz de cena e sua reprodução fiel no pc.


Então, põe na cabeça: vc não precisa de um PC foda! Você precisa rever seus métodos de produção e otimização da cena.


Nem sempre algo que é muito pesado é melhor. As vezes, na maioria das vezes, a cena pesada foi só mal feita, mesmo! O usuário acredita no cálculo de luz, na partícula automática do suor, e nem se preocupa com processos de percepção ou no contexto que vai ser aplicado o 3d... "Ah, meu pc aguenta, e esse plugin aqui é ótimo! "

Cancei de história!


"Tá bom, Tabajara, mas qual PC eu compro?", horas, o melhor é sempre o que acabou de ser lançado. Você vai gastar uns 100mil reais se quiser um PC top de linha. Mas quem tem 100mil não é?


Então vamos baixar a bola e ver o melhor pro nosso bolso. Mas vamos tomar cuidado, afinal, hoje em dia as lojas tem como público a MINHA MÂE ... ela quer só entrar no facebook, escrever os textos no word e que o PC não trave se clicar num joguinho de cartas...


O problema é que essas lojas de conveniência eletrônicas jogam o preço do PC doméstico lá pra cima, esperando que uma mãe compre só porque o artista favorito anunciou.


Vamos falar de poder de processamento? assim vc aprende a pescar em vez de eu te dar o peixe, certo?


O PC funciona por ciclos no CPU. ou seja, quantas contas de 1+1 ele consegue fazer. Hoje os PCs ja estão na casa do GigaHertz, um processador pode fazer até 4milhoes de contas de 1+1 por segundo.


Quantos Gigahertz faz um pc bom?

Eu tenho um I7 de 2.0Gigahertz... ou seja ele tem 8 processadores simultâneos. fazem um total de 16milhões de contas por segundo (16Ghz). Fica ligado nesse numero final, porque nem sempre os fabricantes usam a mesma nomenclatura de núcleos do PC, mas todos tem que informar a quantidade de GHz totais por segundo! E isso já é bom pra qualquer trabalho que eu faça! (além de ser o PC que a maioria das produtoras usam)


Meu PC funciona Bem. faço bons trabalhos com ele e eu só uso o maximo de sua capacidade quando uso o render.


"Ah, mas eu quero comprar de outra marca, não gosto da intel". tudo bem. vc ja sabe que o meu PC é bom, e faz 16mhz por segundo. olha a especificação do que vc quer, faz a conta simples e vc sabe se seu pc vai ser melhor que o meu ou não. e aí vc vê quanto custa.


Evidente que muitas outras coisas entram na matemática. Como por exemplo se esse 16mhz são em linha ou se são contas feitas em paralelo; Se a velocidade da sua memória acompanha a velocidade do seu processador; se a sua placa mãe sabe orquestrar bem a memoria, o processador e a placa de vídeo... Cada uma dessas coisinhas gera uma melhor performance do seu PC, mas isso aqui é um texto pra vc saber andar, não um mestrado de corrida 100 metros rasos! ;)


No geral a tecnologia hoje em dia está tão sólida que PCs pré montados são bons. Você não precisa montar ou conhecer tudo isso pra chegar na loja e falar "quero algo que seja próximo de um i7 com uma placa de video Nvidia".


Sobre placa de vídeo é quase a mesma coisa, mas de cara falo algo polêmico: a NVidia é feita pra computação grafica! Tira qualquer outra placa da cabeça! Você não vai usar o PC pra jogar, vai usar pra trabalhar. As placas Nvidia vem com diversas funções no seu hardware , como o sistema CUDA, que todos os softwares Adobe usam, e outras placas de vídeo tem que simular e ter uma performance menor.


Ê por isso elas são mais CARAS! Se vc pegar uma placa da Nvidia com um determinado processamento e procurar de outras marcas, com o mesmo processamento, o da NVIDIA vai estar quase o dobro do preço. É a vida. Mas ela não vai te deixar na mão!


Finalizando, eu tenho certeza que esse workstation base que mostrei vai te dar uma ótima ferramenta de trabalho e que sua preocupação não vai ser " se eu tenho um pc bom" mas se "eu tenho capacidade pra usar ele, me preocupando em otimizações de processos, como os artistas da industrial light and magic tiveram ao fazer Jurassic Park".

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo