• Raul Tabajara

Percepção do Retrato

Atualizado: 10 de Nov de 2020

Se você vai desenhar ou fazer um 3d de um retrato há um conceito técnico que transcende a mera habilidade de desenhar ou de modelar que vai fazer toda a diferença no quesito da percepção da sua obra: o entendimento da angulação da visão sobre um objeto.


Parece complicado, mas ele se torna simples a medida que compreendemos o que isso significa! Então vou começar com uma primeira pergunta pra gente entrar um pouco mais no tema: Porque o retrato com a marcação 80mm parece "mais bonito" que o retrato a 25mm?




Talvez você possa dizer "porque você diz que o 80mm é mais bonito? há algo no 25mm me agrada, eu gosto dessas distorções". Tudo bem! Mas mesmo que seja o seu preferido você percebe que o 80mm está mais próximo do que enxergamos na realidade isso deixa a grande maioria das pessoas mais confortável!

Então se queremos que grande parte das pessoas gostem do nosso retrato (3d, desenho ou fotografia) vamos entender cientificamente porque a maioria das pessoas preferem 80mm e o que acontece na nossa cabeça quando olhamos para um retrato assim!


Qualquer pessoa que enxergue (mesmo com um olho só) está presa ao fenômeno da perspectiva! De forma muito simples a perspectiva faz as coisas que estão perto de você ficarem grandes e o que está longe ficar pequeno.


( comentário: o desenho da perspectiva da Catedral de St. Lorenzo’s foi o primeiro desenho na história do uso da perspectiva matemática. Quem postulou a perspectiva matemática foi o artista Filippo Brunelleschi (1377), e ele criou a perspectiva de 3 eixos. Antes dele a perspectiva era desenhada pela observação, e não pela criação imaginativa. Fillipo conseguia demonstrar como ficaria um castelo antes de construí-lo e isso o tornou o pai da arquitetura )


Alguns desenhistas vão dizer "ah, eu sei disso! você faz um ponto de fuga e BINGO, você consegue desenhar tudo dessa forma!). Isso mesmo! mas espere um pouco!

Já parou pra pensar que você tem dois olhos? Isso faz com que sua visão tenha... o dobro de pontos de fuga que você colocaria num papel! A visão humana estereoscópica tem 6 pontos de fuga!!! (dois para cada eixo). E é por isso que jogos em Realidade Virtual são PESADOS! Um jogo na tela de um PC calcula apenas 3 eixos (XYZ) por frame. Um jogo VR calcula 6 eixos além de sincronizar com o ângulo da cabeça!

Mas o que isso tem a ver com achar bonito ou não?

Explicando de forma leiga, quando uma pessoa esta na sua frente, o seu olho direito enxerga uma das bochechas da pessoa a sua frente e o seu olho esquerdo enxerga a outra bochecha! Seu cérebro funde as duas imagens te dando uma visão panorâmica. Você enxerga um rosto pelos dois lados ao mesmo tempo, e o cenário a sua volta é muita mais largo do que alto!

Mas lentes das fotografia tem 1 ponto olho só! Então nunca uma simples foto vai ser igual a visão estereoscópica... mas dá pra chegar perto! Logo no início da fotografia as pessoas perceberam essa distorção: que uma foto fica um tanto diferente da visão. A camera filma o que vê. Ela está certa, mas nós enxergamos 6 pontos de fuga, não 3. A solução que encontraram pra simular "2 olhos" em uma lente foi ENTORTAR a lente da câmera! Quanto mais você entorta a lente (mais aumenta os mm da lente) mais ela reflete outros lugares da cena: ou seja, uma única lente capta 2 imagens diferentes! Com a lente entortada dos dois lados a lente pode captar duas fontes de luz diferente, mas aplicar esse resultado em um só lugar, como os seus olhos o fazem!








Então se você estiver Modelando um rosto em 3d, lembre-se: Mude o FOV da câmera para no 80mm e depois faça ajustes que te deixe mais agradável na percepção. Alias, sabia que é isso que vc faz quando quer ficar mais bonito com a câmera do Celular? Lentes de celular tem em média 50mm. Se vc está muito próximo da camera a "perspectiva olho de peixe" te pega, e aí você fica com um nariz grande! Conforme você afasta a câmera, você, na berdade, está regulando qual parte daquela lente vai captar cada parte do seu rosto. Você simula uma lente "80mm" para retrato. De fato você NÃO VAI ficar mais bonito! A câmera só capta! Mas como a foto vai ficar mais próxima à forma natural de se enxergar, seu cérebro fica mais seguro com aquela imagem, e essa sensação de conforto visual, em algum nível de percepção e gestalt, vai fazer as pessoas se agradarem mais com a imagem.

246 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo