• Raul Tabajara

Percepção do Retrato

Se você vai desenhar, fazer um 3d ou fotografar um retrato há um conceito técnico que transcende a mera habilidade de desenhar ou de modelar que vai fazer toda a diferença no quesito da percepção da sua obra!


Então vou começar com uma primeira pergunta: Porque o trato com a marcação 80mm parece "mais bonito" que o retrato a 25mm?




Talvez você possa dizer "algo no 25mm me agrade, eu gosto dessas distorções". Mesmo que seja o seu preferido você percebe que o 80mm está mais próximo do que enxergamos na realidade e isso deixa a grande maioria das pessoas mais confortável!

E, afinal, se queremos que grande parte das pessoas gostem do nosso retrato (3d, desenho ou fotografia) vamos entender cientificamente porque isso acontece na nossa cabeça!


Qualquer pessoa que enxergue (mesmo com um olho só) está presa ao fenômeno da perspectiva! De forma muito simples a perspectiva faz as coisas que estão perto de você ficarem grandes e o que está longe ficar pequeno.


( comentário: o desenho da perspectiva da Catedral de St. Lorenzo’s foi o primeiro desenho na história do uso da perspectiva matemática. Quem postulou a perspectiva matemática foi o artista Filippo Brunelleschi (1377), e ele criou a perspectiva de 3 eixos. Antes dele a perspectiva era desenhada pela observação, e não pela criação imaginativa. Fillipo conseguia demonstrar como ficaria um castelo antes de construí-lo e isso o tornou o pai da arquitetura )


Alguns desenhistas vão dizer "ah, eu sei disso! você faz um ponto de fuga e BINGO, você consegue desenhar tudo dessa forma!). Isso mesmo! mas espere um pouco!

Mas já parou pra pensar que você tem dois olhos? Isso faz com que sua visão tenha... o dobro de pontos de fuga que você colocaria num papel! A visão humana estereoscópica tem 6 pontos de fuga!!! (dois para cada eixo). E é por isso que jogos em Realidade Virtual são PESADOS! Um jogo na tela de um PC calcula apenas 3 eixos (XYZ) por frame. Um jogo VR calcula 6 eixos além de sincronizar com o angulo da cabeça!

Mas o que isso tem a ver com achar bonito ou não?

Explicando de forma leiga, quando uma pessoa esta na sua frente, o seu olho direito enxerga uma das bochechas e o seu olho esquerdo enxerga a outra bochecha! Seu cérebro funde as duas imagens te dando uma visão panorâmica. Você enxerga um rosto pelos dois lados ao mesmo tempo.

O que significa que se vc enxergar uma pessoa com um olho só, bem de frente, a perspectiva da cena vai estar no nariz da pessoa! E as lentes das fotografia tem 1 ponto de fuga só! Logo no início da fotografia as pessoas perceberam essa distorção. A camera filma o que vê. Ela está certa, mas nós enxergamos 6 pontos de fuga, não 3. A solução pra isso foi Dobrar a lente de captura. Quanto mais você dobra a lente (mais aumenta os mm da lente) mais ela reflete outros lugares da cena: ou seja, uma única lente capta 2 imagens diferentes, como os seus olhos o fazem!








Então se você estiver Modelando um rosto em 3d, lembre-se: Mude o FOV da câmera para no mínimo 80mm. E como você pode ficar mais bonita numa foto de celular quando não há por perto uma lente de 80 ou 100mm?

é segredo, vou te contar.... mas é um truque que você JÁ SABE! Se afasta da lente! O fenômeno da perspectiva é mais agudo quanto mais próximo da fonte de captura. Ou seja: Quando mais afastado da lente menos a deformação da perspectiva vai acontecer! Mas claro que vc ja sabe disso! Sempre que você vai tirar uma SELFIE você afasta a sua mão, e o resultado fica muito melhor. Agora você sabe porque faz assim: fica há 2 metros da camera!

De fato você NÃO VAI ficar mais bonita! Mas como a foto vai ficar mais próxima à forma natural de se enxergar, seu cérebro fica mais seguro com aquela imagem, e essa sensação de conforto visual, em algum nível de percepção e gestalt, vai fazer as pessoas se agradarem mais com a imagem. Resumindo, sim, você fica mais bonita!

188 visualizações