O Frango Atirador foi o primeiro jogo publicado pelo estúdio Carranca Games em 2014. Trata-se de um jogo em Realidade Aumentada, onde o jogador em primeira pessoa tem o objetivo de proteger seu galinheiro.

O humor é um conceito forte em todo o jogo. Tanto no roteiro quanto nas animações exageradas.
O personagem principal é o Chicken Norris, uma paródia do personagem Bradock vivido pelo ator Chuck Norris.

E o Nome do Jogo "O Frango Atirador" vem do posto oficial das forças armadas "Franco Atirador" que hoje é mais conhecido no mundo dos games como "SNIPER"

Primeiro eu escrevi todo o roteiro do jogo e dei o tom de comédia, depois com traços simples fiz toda a arte de de pré produção vetorialmente com o Software Illustrator. Sempre gostei muito de cartoon e como na época o jogo "Angry Birds" fazia sucesso com uma arte geométrica flat, decidimos usar esse conceito.

Na época a Realidade Aumentada era precária, e isso significaria usar um modelo 3d Super Low Poly (baixa resolução 3d). Normalmente se eu sou o ilustrador e o modelador dentro do projeto eu não faço model sheet, só um desenho de conceito, mas como eu tinha o desafio de fazer uma arte cartoon cheia de curvas com pouquíssimos polígonos, foi melhor não pular etapas e ter toda estrutura necessária para não cometer erros.

Como o jogo era em primeira pessoa, a maior atenção conceitual foi dada ao principal e único inimigo, a raposa. Ela deveria parecer cruel, mas não deixar de ser engraçada, tanto no visual quanto na animação. 

Uma das preocupações foi diminuir ao máximo o conceito de violência, pois ela poderia estragar o tom de humor do jogo. Então o personagem principal atira com uma Sniper de Rolhas de Vinho. E isso ajudou a deixar cômica toda a performance da raposa ao ser atingida.

O cenário foi montado como um modelo pré-fabricado: Eu modelei apenas uma madeira, um cercado e um toco. Depois fui duplicando as madeiras e alterando posições dos vertices. Isso me economizou textura e pude construir um galinheiro como ele seria de fato: madeira à madeira, o que deu um visual final muito interessante.

(No link Abaixo você pode interagir com o cenário em 3d, clique!)

Uma das estratégias do lançamento do jogo O Frango Atirador foi justamente o seu tipo de jogo: um jogo do tipo Casual Shooter e em Realidade Aumentada! 

Como na época poucos estúdios conseguiam produzir jogos com essa tecnologia tínhamos a novidade a nosso favor. O tema e a arte também ajudaram a impulsionar o jogo que chegou a ficar em 10º lugar no Google Play na categoria "Novos Jogos Pagos", um feito impressionante, mesmo para a época, pois o google play recebia cerca de 50mil jogos novos toda semana.

O jogo já está com uma tecnologia ultrapassada e por isso não está mais no ar. Abaixo confira o seu trailer original de 2014 onde eu precisava explicar o que é Realidade Aumentada, pois muitos não a conheciam.