O Período de Akhenaton

1340 anos a.C.

A estátua da rainha Nefertiti é o retrato de proporções realista mais tecnicamente perfeito do mundo egípco antigo. Ele foi esculpido mil anos antes dos gregos definirem o conceito clássico de beleza. Presume-se que os antigos gregos, como conhecemos, nem existiam como povo ainda.
A pergunta principal que se faz é: porque tal estátua existe se em toda história da arte egípcia os artistas presavam pelo desenho de hieróglifos e imagens humanas estilizadas?
Akhenaton à esquerda, o esportísta olímpico de natação Michael Felps ao centro e Javier Botet, ambos possuem em maior ou menor grau a Síndrome de Marfran.
Akhenaton era o filho mais novo do faraó Amenófis III. Ele nasceu com uma sindrome chamada Marfran, um doença que deixa todo o corpo alongado. 

Se você nasceu no mundo moderno com essa doença, e ela aparece de forma moderada, você pode aproveitar seu corpo alongado para ser campeão olímpico de Natação. ( a semelhança de Phelps com Akhenaton é INCRIVEL!)

Mas se vc nascesse 1500 anos antes de cristo com essa doença, de forma grave, você seria tratado como uma aberração.
No período de Akhenaton os artistas eram incentivados a expressar sua arte de forma naturalista, seguindo exatamente como o mundo real surge, com todas as suas proporções e imperfeições.
Akhenaton, para ficar longe do povo, foi enclausurado em um monastério egípcio. E lá aprendeu tudo sobre a religião, tornando-se um alto sacerdote. E ele terminaria sua vida assim, como um sacerdote, se seu pai e seus irmãos não tivessem morrido em batalha.
Quando Akhenaton subiu ao trono egípcio tornando-se o novo faraó ele mandou uma mensagem muito importante a todos os artistas do reino:
Deus colocou no poder do Egito alguém deformado! E isso serve pra mostrar que o seu corpo não define quem você é. As imperfeições fazem parte do que somos. Então, parem de desenhar as pessoas com padrões. Desenhem como elas são, com suas proporções e imperfeições.
Nefertiti era uma sacerdotisa que se tornou esposa de Akhenaton. Há inscrições de que ela governava e lutava em guerras ao lado de Akhenaton, levando ainda mais o símbolo desse reinado de que o corpo é apenas uma condição, e não o propósito.
Akhenaton também matou todos os deuses do Egito. Em suas visões ele acreditava que só existia um Deus, criador de tudo, e que a melhor representação para ele não era a forma humana, e sim o sol, que traz o calor da vida para a terra.

Apesar dessas alterações parecerem conceitualmente muito bonitas no mundo de hoje, isso irritou os poderosos do reino. Eles passaram a perseguir e matar todos os seguidores de Akhenaton. Quando conseguiram finalmente matar o faraó, destruíram seus templos e qualquer inscrição daquele período.
Uma vez destruído todo o reino de Akhenaton, os poderosos precisavam colocar um novo rei legítimo no Poder. Como seu filho Tutancâmon ainda era uma criança no momento do golpe, criaram-no para ser o novo líder, e encheram o seu reinado com riquezas e tradições antigas. E é por isso que de todos os faraós Tutancamon é o mais conhecido, pois foi um dos maiores trabalhos de marketing do mundo antigo!
Acontece que todos os palácios construídos em nome do rei Tut foram feitos com as pedras dos templos destruídos de Akhenaton. Depois de um terremoto no século 19 da nossa era, historiadores perceberam que a parte de dentro dos tijolos do templo do rei Tut contavam outra história. Reorganizaram toda a estrutura girando os tijolos ao contrário e descobriram o período apagado de Akhenaton. E, obviamente a única estatua de Nefertiti sobreviveu, já que o rei tut queria a imagem de sua mãe por perto.
Agora aqui vai uma teoria, com muitos indícios favoráveis e que vai explodir sua cabeça!
Com a destruição da cidade de Akhenaton, muitos fugiram. Os que fugiram para o norte, chegaram ao Leste Europeu, local onde se estabeleceu o povo grego.
Seriam os artistas de Akhenaton os que iniciaram o conceito da arte grega e levaram a arte realista para a Europa?
Essa esculturas se chamam KOROI e elas são visivelmente criadas por artistas com um forte senso estético egípcio, mas que começavam a criar algo realista! Pesquise mais sobre o assunto em livros de história da arte, é um assunto fascinante!
Todo esse material que você está lendo sobre a História das Proporções do Retrato faz parte do curso "Proporções da Cabeça" 
curso_banner.png