top of page
A Ilustração "Sacrifício ao Dragão de Água" foi publicada como Capa da revista PUBLISH #106 em 2010. Uma edição que comemorava o aniversário de 20 anos do Photoshop!
E, para comemorar esse aniversário, além da matérias sobre o software havia um artigo, escrito por mim, com o making of completo dessa imagem, que mistura pintura digital com foto manipulção.
Em primeiro momento eu apenas queria fazer uma ilustração de um dragão de água. Então procurei alguma foto de ilha cujo primeiro plano fosse o mar.
Mas acabei achando essa imagem, uma selfie planejada da artista Elizabeth Mire. Entrei em contato com ela, mandei o rascunho ao lado e ela permitiu a ilustração.
Depois do rascunho e de entender onde eu queria chegar com a obra fiz o recorte final na personagem, montei um painel com o mar e finalizei o dragão.
Mas percebi que a pose da personagem não condizia com quem estivesse vendo monstro a caminho de devorá-la. Então fiz duas mudanças: Primeiro recortei todo a foto e montei uma nova pose. Depois, com pintura, construí uma nova silhueta para o busto da personagem e pintei detalhes de um vestido cerimonial.
O processo de fusão de imagens com pintura foi muito mais trabalhoso do que complicado. Eu peguei varias fotos de torneiras abertas e fui montando os padrões ondulados dos recortes de água em cima da ilustração.
Fiz tudo em tons de cinza e depois apliquei o resultado dos recortes com o efeito de Overlay sobre a ilustração. Apesar de já ter chegado num resultado bem interessante foi necessário dar uma segunda mão de pintura por sobre a imagem, para restauras volumes de luz e sombra e dar detalhes extras.
Sempre me preocupo com a composição e Gestalt da cena das minhas ilustrações.
​
Nesse caso eu compus os com a proporção áurea. Não com a famosa espiral, mas com a divisão dos espaços e o ponto focal.
Em 2010 eu era Demonstrador da WACOM e estava no estande da marca no evento Photoshop Conference demonstrando algumas técnicas.
​
Por sorte achei na net uma gravação desse evento onde eu explicava como fiz o Dragão. Vale a pena assistir.
bottom of page