raul_tabajara_dragao_agua_final.png

A Ilustração "Sacrifício ao Dragão de Água" foi publicada como Capa da revista PUBLISH #106 em 2010. Uma edição que comemorava o aniversário de 20 anos do Photoshop! 

E, para comemorar esse aniversário, além da matérias sobre o software havia um artigo, escrito por mim, com o making of completo dessa imagem, que mistura pintura digital com foto manipulção.

raul_tabajara_dragao_agua_rascunho.png

Em primeiro momento eu apenas queria fazer uma ilustração de um dragão de água. Então procurei alguma foto de ilha cujo primeiro plano fosse o mar. 

 

Mas acabei achando essa imagem, uma selfie planejada da artista Elizabeth Mire. Entrei em contato com ela, mandei o rascunho ao lado e ela permitiu a ilustração.

Depois do rascunho e de entender onde eu queria chegar com a obra fiz o recorte final na personagem, montei um painel com o mar e finalizei o dragão.

 

Mas percebi que a pose da personagem não condizia com quem estivesse vendo monstro a caminho de devorá-la. Então fiz duas mudanças: Primeiro recortei todo a foto e montei uma nova pose. Depois, com pintura, construí uma nova silhueta para o busto da personagem e pintei detalhes de um vestido cerimonial.

raul_tabajara_dragao_agua_menina.png
raul_tabajara_dragao_agua_corpo.png
raul_tabajara_dragao_agua_cabeca.png

O processo de fusão de imagens com pintura foi muito mais trabalhoso do que complicado. Eu peguei varias fotos de torneiras abertas e fui montando os padrões ondulados dos recortes de água em cima da ilustração.

 

Fiz tudo em tons de cinza e depois apliquei o resultado dos recortes com o efeito de Overlay sobre a ilustração. Apesar de já ter chegado num resultado bem interessante foi necessário dar uma segunda mão de pintura por sobre a imagem, para restauras volumes de luz e sombra e dar detalhes extras.

Sempre me preocupo com a composição e Gestalt da cena das minhas ilustrações.

Nesse caso eu compus os com a proporção áurea. Não com a famosa espiral, mas com a divisão dos espaços e o ponto focal.

Em 2010 eu era Demonstrador da WACOM e estava no estande da marca no evento Photoshop Conference demonstrando algumas técnicas.

Por sorte achei na net uma gravação desse evento onde eu explicava como fiz o Dragão. Vale a pena assistir.