Venus of Brassempouy

22 mil anos a.C.

Esse pequeno retrato feminino (pequeno mesmo, ele tem 3 centímetro de altura), esculpido em marfim de mamute (!!) foi encontrado no sítio arqueológico de Brassempouy, França. Ele pode ser considerado o primeiro retrato da história já que as datações de carbono sugerem que a estátua foi esculpida a 22mil anos antes de Cristo!
É considerada o primeiro retrato da história, pois outras poucas esculturas datadas de um período anterior ao dela não trazem tamanha riqueza de detalhes quanto às proporções do rosto e nem são esculturas de busto, e sim de corpo inteiro.
Á esquerda: Venus de Hohle Fels. Datada de 35Mil anos antes de Cristo. Esculpida em Madeira. 6 cm de altura. Á direita: Venus de Willendorf. Datada de 25 mil anos antes de Cristo. esculpida em Calcário. 11 cm de altura.
Sempre que acham uma escultura feminina em um campo arqueológico pré-histórico dão o nome da estátua de VÊNUS, e em seguida o nome da cidade ou do campo arqueológico que a estátua foi encontrada.
Por que? 
Há inúmeros estudos* que revelam que o ser humano pré-histórico não relacionava o ato sexual ao nascimento de uma criança. Eles acreditavam que a mulher tinha o poder de dar a vida e isso acontecia quando ela estava pronta para ser mãe.
Partindo desse pressuposto os humanos pré-históricos tinham o seguinte pensamento: Se a mulher tem o poder de criar uma nova vida, a criadora de toda a vida é mulher! E podemos encontrar esse conceito não apenas em desdobramentos filosóficos, mas em registros de religiões existentes hoje em dia.
Então, acrfedita-se que como forma de estar conectado à grande mãe os homens primitivos que tinham algum talento artístico esculpiam ou desenhavam a Deusa Mãe como uma forma de ritual (e por isso tantas delas são encontradas).
 
Por isso convencionou-se academicamente que toda escultura feminina datada do período pré-histórico e que não se sabe a origem receba o nome de "Vênus" a grande deusa.
notas:
* Estudos sobre a Deusa Mãe
Todo esse material que você está lendo sobre a História das Proporções do Retrato faz parte do curso "Proporções da Cabeça" 
curso_banner.png