O Período de Akhenaton

1340 anos a.C.

Mil anos antes dos gregos estabelecerem o seu famoso padrão de beleza clássico, o Egito teve um faraó chamado Akhenaton que orientava todos os artistas a esculpirem de forma realista e todos os templos virarem escolas e estudassem ciência.
A fabulosa estátua de Nefertiti e os estudos das estrelas dos egípcios vieram desse período. O mundo estaria num patamar de arte e tecnologia muito mais hoje em dia se Akhenaton não sofresse um dos maiores golpes de estado já registrado no mundo antigo. 
Diagrama da tumba KV17 no Vale dos Reis, no Egito. A esquerda a sala não terminada, com correções de professores (cuja foto está no topo dessa página). À Direita a escada que foi soterrada e escondia a real sala do faraó Seti primeiro. (retirado do documentário "engineering an empire: Egipt"
Observando essas câmaras inacabadas já descobrimos uma infinidade de processos de criação de arte egípcia. Mas para nosso estudo da história das proporções do retrato o item mais interessante encontrado em uma dessas salas é o "Tabuleiro desenhado".
Todo esse material que você está lendo sobre a História das Proporções do Retrato faz parte do curso "Proporções da Cabeça" 
curso_banner.png